Bem vindo sejas!

Não tenham má intenção,
E muito menos leviendade,

Pois nestes textos não verá,
O inquestionável poder da verdade.

O que me desejares o triplo te desejo,
Esta é minha vontade,pois assim será,
Espalhar o amor da Deusa ensejo,
E tudo assim acontecerá.


Abençoados sejam
Que os seres de luz vos acompanhem

quarta-feira, 10 de março de 2010

AS ERVAS USADAS PELAS BRUXAS




-O folclore, no que diz respeito às plantas, ervas e árvores, se constitui num vasto assunto que em si já é necessário um livro para explorá-lo como bem ele merece. O antigo termo utilizado para o conhecimento das propriedades secretas das ervas é "Wort Cunning" e sempre foi um assunto de estudo particular para as Bruxas.

-O conhecimento das Ervas dividi-se em dois aspectos: 1) trata-se das propriedades medicinais destas; 2) diz respeito às suas propriedades ocultas e mágicas. E ambos são utilizados pelas Bruxas na sua Arte.

-Podemos perceber que o termo "'phamárcia" tem sua origem no grego antigo e que não significa somente "composição de drogas medicinais", mas também "fabricação de porções mágicas e filtros". A deusa grega patrona da Bruxaria era Hécate, a deusa tríplice da Lua e sobre a qual são feitas várias alusões, assim como a Medéia e a Circe, célebres bruxas da mitologia grega. O Segundo Idílio de Teócrito, intitulada Pharmaceutria não trata somente de tratamentos simples mas segundo Montague Summers, é um retrato vivo e realista da bruxaria grega (The Geography of Witchcraft, Kegan Paul, Londres, 1927).

-A Bruxa e seu caldeirão fervendo é uma imagem que remonta aos tempos pré-cristãos, e seu conteúdo poderia ser tanto benéfico quanto maléfico. O estudo das ervas também era realizado no Antigo Egito, assim antes de Hécate, era Ísis a Senhora Egípcia da Lua e da Magia. O célebre papiros Ebers que foi encontrado junto a uma múmia na Necrópole de Tébas contêm um grande número de receitas à base de plantas; as ervas medicinais prescritas nele inclue algumas espécies que sempre são utilizadas pelos herboristas e bruxas dos nossos dias. Entre as quais podemos citar a cebola, a romã, a papaver,a gentiana, o sabugueiro, a mentha, a babosa, a mirra e o açafrão-do-prado*.

 -Das 400 ervas medicinais utilizadas pelo grande "médico" grego Hipócrates, pelo menos a metade ainda é utilizada nos dias de hoje. Mas o conhecimento das bruxas e magos provém dos estudos do médico grego Dioscórides, que fez uma compilação de todas as primeiras ervas existentes, se tornando a principal fonte sobre ervas medicinais por mais de 1600 anos.

-Em centros culturais como o de Toledo, na Espanha, aonde a cultura européia e islâmica se misturavam, tanto a medicina quanto a magia, a alquimia e a astrologia eram objetos de estudo, logo o conhecimento de drogas orientais, como hachiche, foi anexado aos estudos já existentes transmitidos pelos antigos escritores clássicos. Tal conhecimento se expande rapidamente e chega até aquela bruxa dos vilarejos mais longíquos, se misturando com outras tradições, sejam elas nórdicas, célticas ou pré-célticas.

-Nos tempos antigos, esta bruxa do vilarejo era aquela que tinha o conhecimento das ervas, aquela "lançava um mal-olhado", aquela que interpretava os sonhos, a parteira e a psicóloga, tudo isso ao mesmo tempo. Ou seja, nas paragens longíquas e esquecidas pelo poder local, ela era a única fonte de conhecimento para a população mais pobre. E nestes tempos aonde o conhecimento cirúrgico ainda engatinhava e o sangramento estava na ordem do dia entre os homens da medicina ortodoxa, a bruxa da vila com suas beberagens de plantas medicinais e sua psicologia prática matava bem menos que certos "doutores".

-Nem todas as bruxas viviam no anonimato. Exemplo disto é uma célebre dama conhecida pelo nome de Trotula, de Salerno na Itália, que se tornou conhecida em toda a Europa por seus remédios e receitas. Seu nome é a origem da expressão "A Velha Senhora Trot" (Old Trot) dado às bruxas.

-O momento no qual as ervas mágicas e medicinais eram colhidas era regido pela astrologia e particularmente pelas fases da Lua. O período da Lua Crescente era aquele propício para a magia construtiva enquanto que na Lua Minguante era próprio para a magia destrutiva e de banimento. Mas se colhidas na Lua Cheia, esperava-se fazer uso de suas virtudes mágicas e medicinais ao ponto mais alto. Por outro lado, ervas usadas para os objetivos mais sombrios, eram colhidas durante o período da Lua Negra. Que o digam as bruxas de Shakespeare, em Macbeth, usando " raízes de cicuta colhidas no negro".

-As ervas que particularmente tem um efeito narcótico ou soporífico são associadas à Bruxaria devido o seu emprego na composição do bálsamo das bruxas. Além disso, são inúmeras as ervas cujos seus nomes populares estão intimamente relacionados às bruxas. Por exemplo, o famoso Verbascum thapsus** com suas flores amarelas, era chamada em inglês "Hag-taper". Ora, o velho termo inglês haegtesse quer dizer bruxa, logo Hag-taper signific,a 'a vela da bruxa'. Assim como também a Vinca é conhecida como a "violeta das bruxas". Esta linda flor azul é considerada por Albert Magnus, autor reputado do livro de magia e bruxaria « Le Grand Albert », como a mais poderosa flor para provocar o "Amor"; outra magnífica flor com reputação semelhante é a Orquídea Selvagem, chamada também de Sátiro pois sua raízes se assemelham a um par de testículos e daí portanto sua reputação mágica.

-No âmbito da magia protetora, temos o Hypericum que recebe também o peculiar nome "Fuga daemonum" porque ele é capaz de banir os maus espíritos.

-Enfim, uma lista das propriedades mágicas atribuídas às flores, árvores e raízes merece um livro à parte porque é um assunto vasto e porque não dizer, infinito! Uma importante ramificação do conhecimento das ervas foi a sufumigação, ou seja, a fabricação de incensos mágicos que atraíam e causavam a aparição de espíritos.

-Da crença que elas têm na magia dos números, as bruxas gostam de usar três, sete ou nove ervas na composição de encantamentos e sortilégios. Estes números depois de tempos imemoriais, possuem poderosas propriedades ocultas.

-A Artemísia era comumente chamada pelos antigos herboristas de "Mater Herbarum", a Mãe das Ervas devido suas qualidades proeminentes. Associada à deusa Diana, em velhos herbários esta aparece segurando um feixe desta planta. A parte interna de suas folhas é prateada, logo a consideram regida pela Lua, se bem que Culpeper a atribue à Vênus. Uma infusão à base de Artemísia ajuda no desenvolvimento da clarividência, e melhor ainda se suas folhas forem colhidas em plena Lua Cheia!




Uma vez que todos os planetas de nosso sistema solar orbitam aproximadamente o mesmo plano, vemos o Sol e os planetas desfilarem pelo céu sempre pelo mesmo caminho aparente. Este caminho percorrido pelos planetas que leva o nome de Zodíaco, está dividido em doze constelações distribuídas em quatro grupos de três: cada grupo ligado a um dos elementos: terra, fogo, ar e água.


Todos os planetas tem influência no reino vegetal de modo a imprimir em cada uma delas suas principais características, mas o Sol e a Lua a exercem de maneira mais acentuada.


A influência dos planetas numa árvore:

Flores: Vênus

Frutos: Júpiter

Folhas: Lua
Cascas e sementes: Mercúrio

Tronco: Marte

Raízes: Saturno

Sol: toda a planta.



Já a Lua, embora sua maior preponderância seja sobre as folhas, à medida que passa pelas constelações transmite ao solo e, também, ao reino vegetal, forças que vão beneficiar todas as suas partes. Por exemplo:

1) Raízes: serão beneficiadas pela passagem nas constelações regidas pelo elemento terra.

2) Folhas e caules: serão beneficiados pelas constelações regidas pelo elemento água.

3) Flores: beneficiadas pelas constelações regidas pelo elemento ar.

4) Frutos e sementes: serão beneficiadas pela constelações regidas pelo elemento fogo.






As fases da Lua também participam do processo vital dos vegetais. Através dos tempos, o homem observou que as fases da Lua estão ligadas ao aproveitamento correto da luminosidade que, embora menos intensa que a solar, penetra mais fundo no solo e, assim, acelera o processo de germinação das sementes. Sendo assim, as plantas que recebem mais luminosidade lunar na sua primeira fase de vida, tendem a brotas rapidamente, desenvolvendo mais folhas e flores, realizando a fotossíntese com mais eficácia. Assim temos que:


NA LUA NOVA é bom para: fazer podas, capinar o mato (demora mais para crescer), colher raízes suculentas e fazer adubação.

NA LUA CRESCENTE é bom para: preparar a terra; semear e colher folhas e frutos; fazer enxertos; plantar flores e folhagens em vasos.

NA LUA CHEIA: não devemos nem plantar nem transplantar e muito menos capinar, pois o mato cresce mais rapidamente. A seiva das plantas concentram-se toda nas extremidades e é de bom alvitre não mexer nas plantas.

NA LUA MINGUANTE é bom para: plantar e colher raízes; colher e armazenar grãos.




PLANTAS LUNARES: são de folhas grandes ou pequenas mas em grande abundância; as flores são brancas ou de cores claras; os frutos são de gosto insípido e sem cheiro;em geral são de aparência bizarra; vivem na água ou bem perto; são frias, leitosas, narcóticas e antiafrodisíacas; costumam ser usadas nas práticas de feitiçaria. Exemplos: agrião, erva-pombinha, tília, chapéu-de-couro, bananeira, abóbora, violeta amarela, trevo, margarida, lírio branco.

PLANTAS MERCURIANAS: possuem folhas pequenas e de cores variadas; produzem flores e folhas porém não frutos; são sinuosas ou ondulantes e de tamanho médio; as flores feralmente são amarelas, de odor penetrante, com sabores diversos, mas um tanto adstringente. São plantas geralmente relacionadas com a mente ou trabalhos na esfera mental. Exemplos: valeriana, sete-sangrias, guaco, eucalipto, erva-lanceta, capim-cidró, canela-sassafrás, salsaparrilha, manjerona, hera, funcho, alfazema, acácia.


PLANTAS VENUSIANAS: são afrodisíacas, com perfume quase sempre suave; produz sementes em abundância e se der frutos, são doces e com aroma agradável; são plantas pequenas, muito floridas, com flores alegres e belas (cor de rosa) e possuem muitas flores, mas sem frutos. Geralmente usadas em magia sexual ¿ para filtros de amor. Exemplos: stévia, hortelã, gengibre, erva-da-vida, erva-de-bugre, catuaba, catinga-de-mulata, algodoeiro, tomilho, poejo, mil-em-rama, malva, cerejeira, bardana, sabugueiro, violeta, rosa.


PLANTAS MARCIANAS: muitas são espinhosas e provocam ardor ao tocá-las. Os frutos podem ser venenosos, são ácidos, amargos e de gosto picante. Em geral são arbustos pequenos, com flores pequenas e vermelhas e podem ser prejudiciais à visão. Exemplos: orégano, coentro, cajueiro, guaraná, cardo-santo, alho-poró, alho, erva-de-bicho, alcachofra, uva-ursi, arruda, losna, urtiga.


PLANTAS JUPTERIANAS: são plantas grandes, rústicas, com frutos abundantes e de aspecto esplendoroso. Os frutos são doces e as flores são muito bonitas mas sem perfume, em geral azuis, brancas e violetas. Algumas vezes, as árvores podem esconder as flores. Exemplos: boldo, baicuru, anis, abacateiro, sávia, sabugueiro, pitangueira, picão, pau-ferro, jurubeba, jambolão, dente-de-leão, carvalho, carqueja, cardamomo, camomila.


PLANTAS SATURNINAS: são plantas melancólicas, tristes, sinistras, sombrias, pesadas e de caule duro; grandes e de forma rara. Produzem frutos sem flores de sabor amargo, acidulado e/ou acre. Se houver flores estas são, geralmente, sombrias, cinzentas ou negras. A reprodução é sem sementes, são resistentes e narcóticas e crescem lentamente. Usadas em cerimônias fúnebre e magia negra. Exemplos: aroeira, avenca, cavalinha, cipreste, cominho, cancorosa, espinheira santa, salsa, taiviá, ipê-roxo, erva-mate, bolsa-de-pastor, amor-perfeito.


PLANTAS SOLARES: são de altura média com flores geralmente amarelas com frutos bons e sabor agridoce. Movimentam-se na direção do Sol ou tem a figura deste em suas flores ou folhas ou frutos. Algumas permanecem sempre verdes e são muito aromáticas. Tem grandes poderes mágicos e curativos. São usadas por suas virtudes de adivinhação, medicinais e contra "maus espíritos". A maioria das plantas medicinais são solares. Exemplos: artemísia, nogueira, tanchagem, marcela, estigmade milho, erva-cidreira, canela, calêndula, babosa, arruda, alecrim, erva-de-são-joão, laranjeira, camomila, açafrão, louro, melissa, girassol.


Todas as plantas têm poderes mágicos e pode ser usadas em nosso benefício.
Para tudo que desejamos fazer para cada problema que precisamos solucionar, existe uma planta adequada, uma receita com alguma erva ou com algum tempero cuja energia nos permite alcançar nossos objetivos.

De acordo com a nossa querida natureza, eis as plantas de poder:


ARRUDA
Colha alguns ramos de arruda no período entre 22 de julho e 22 de agosto.
Teça um colar com esses ramos e use-o constantemente no pescoço. Esse feitiço protege contra qualquer enfermidade.
Caso você esteja doente, ajuda a recuperar a saúde.

BARBATIMÃO
Essa erva ajuda a purificar o ambiente e favorece a elevação espiritual. Deve ser queimada com carvão, como um incenso natural.
Um ramo de barbatimão pendurado na porta de entrada da sua casa, protege os moradores de qualquer forma de negatividade.

CRAVO
Para se proteger das doenças e do mau olhado, coloque alguns cravos dentro de um saco de veludo preto, que deverá ser trazido junto ao corpo.
Para purificar o ambiente, faça com os cravos um incenso natural queimando-os com brasas dentro de casa.

DENTE DE LEÃO
Coloque uma porção de raiz de dente de leão tostada em infusão na água fervente.
Em seguida, tome o chá.
Esse feitiço ajuda a desenvolver poderes psíquicos como a clarividência, e auxilia na rápida concretização de todos os nossos desejos

EUCALIPTO
Colha algumas folhas de eucalipto entre os dias 22 de novembro e 21 de dezembro e deixe-as secar.Então faça um boneco de pano branco, recheado com as folhas secas, e mantenha-o sempre junto do corpo.
Dessa forma, sua saúde nunca será abalada.

FRAMBOESA
Para conquistar a pessoa quem você ama, convide- a para jantar e coloque na comida um pouco de folhas de framboesa secas e trituradas.
Para terem um bom parto, as mulheres grávidas devem manter folhas de framboesa frescas junto do corpo.

GIRASSOL
Entre os dias 22 de julho e 22 de agosto, colha um girassol ao entardecer e faça um pedido.
No dia seguinte, seu desejo estará realizado.
Se precisar resolver um problema, durma com um girassol sob o travesseiro.
A solução lhe aparecerá num sonho.

HORTELÃ
Polvilhe o ambiente com folhas secas e trituradas de hortelã.
Isso ajuda a afastar energias negativas.
Para evitar insônia, mantenha um ramo dessa erva junto da cabeceira.
Para ver o futuro, durma com algumas folhas sob o travesseiro.

LÍRIO BRANCO
Para proteger seu lar das energias negativas, pendure alguns ramos atrás da porta de entrada.
Se quiser encontrar um novo amor, triture a raiz seca do lírio e espalhe o pó por toda a roupa...
Você ficará simplesmente irresistível...

MORANGO
Triture algumas folhas secas de pé de morango e coloque esse pó na comida da pessoa a quem você ama.
Ela ficará extremamente apaixonada por você.
E, para não sentir enjôos, as mulheres grávidas devem sempre trazer essas folhas junto ao corpo.

NOZ MOSCADA.
Na terceira noite de Lua Crescente, triture uma noz moscada e esfregue o pó numa vela verde.
Num pedaço de papel branco, escreva algum pedido referente a dinheiro e bens materiais.
Coloque o papel sob a vela acesa e deixe ela queimar até o fim.

ORÉGANO
Sempre que preparar comida, acrescente uma pitada de orégano... Isso aumenta a vitalidade e o desejo sexual.
Para afastar infortúnios, deixe um punhado de orégano seco, que deverá ser renovado a cada trinta dias , nos cantos da casa.

POEJO
Antes de sair para uma caminhada, coloque algumas folhas de poejo dentro do sapato.
Assim, não se sentirá cansado.
E. quando acontecer algum tipo de desentendimento no seu lar, queime alguns ramos dessa erva, e assim afastará as más vibrações.

RUIBARBO
Faça uma torta e, no recheio, coloque folhas de ruibarbo.
Sirva um pedaço para a pessoa amada.
Esse feitiço a manterá fiel para sempre.
Para evitar problemas estomacais, traga sempre um pedaço de raiz de ruibarbo atada ao pescoço com fita vermelha.

SALVA
Para ter uma vida longa, masque todos os dias uma folha fresca dessa erva .
E nunca plante seu próprio pé de sálvia ou salva...
Peça a alguém que faça isso para você, pois a tradição afirma que plantar a própria salva dá azar.

TANCHAGEM
Para aliviar enxaquecas, embrulhe alguns ramos de tanchagem num pedaço de pano vermelho e coloque-os sobre a testa.
Para manter pessoas negativas a uma boa distância e repelir energias ruins, carregue sempre um raminho dessa planta no bolso.

UVA
Oferecer uvas para os amigos é uma maneira eficiente de reforçar a amizade e de evitar conflitos.
Para estimular a fertilidade, coma uvas passas ou frescas.
E, para ter mais dinheiro, mantenha sempre algumas uvas num altar montado dentro de casa.

VALERIANA
Um pedaço de raiz de valeriana, colhida em noite de Lua cheia, é um amuleto poderoso, que atrai boa sorte e afasta toda a forma de energia negativa.
Usada como broche, na lapela a raiz dessa planta aumenta a sensualidade e o poder de atração.

ZIMBRO
Pendure um ramo de zimbro do lado de dentro da porta de sua casa.
Esse feitiço permite repelir pessoas malignas e invejosas.




(Textos retirados da net)

8 comentários:

  1. Adorei as dicas,gostaria tambem de saber se posso trocar raiz seca de morango por folhas secas,caso nao encontre a raiz?

    ResponderEliminar
  2. Ísso irá depender , pois devido ás propriedades contidas nas diferentes partes da planta e para que proposito irá ser preparada fará a diferença dos resultados.Por exemplo se eu fosse usar a planta morango seca para queimar sobre o carvão para o amor encher minha casa não tinha qualquer tipo de problema podia usar toda a planta.Ou se vou precisar de raiz de morango para fazer uma mesinha com efeito curativo ,a raiz terá essa propriedade de curar...
    espero ter ajudado

    Abençada(o) sejas
    Que os seres de luz te protejam

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de saber as propriedades e feitiços que se pode fazer com Artemísia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O elemental da artemísia, por pertencer ao Raio do Fogo (pois ele é uma salamandra), atua nos chakras do útero e dos ovários, realizando prodígios. Por isso se recomenda, também, para regularizar as funções reprodutoras femininas, o chá de algumas plantas, entre elas, e com grande destaque, a artemísia.

      Por ser uma salamandra, o elemental da artemísia é usado para inúmeras práticas de magia branca, por exemplo, para defesa psíquica.

      A planta deve ser seca à sombra por alguns dias e suas folhas, queimadas em um braseiro. A fumaça deve ser espalhada por toda a casa e principalmente sobre as pessoas enfermas ou obsedadas psiquicamente. Com isso, todo ataque, como obsessões, mau-olhado, ataques psíquicos diversos, larvas astrais e mentais, são anulados com o poder da artemísia.
      Magia da Artemísia

      Colhe-se esta planta na Sexta-feira Santa às 12 horas do dia. O mago fará o círculo ao redor da planta, ajoelhar-se-á diante dela, pedirá orando ao elemental da planta o serviço desejado e em seguida arrancará com a raiz e a levará para casa.

      Colhe-se a planta com o rosto voltado para o Oriente e a pendura no teto da casa pelas raízes, de maneira que a planta fique com as raízes para cima e os ramos para baixo. Ela deverá ainda ficar voltada para o Oriente. Este elemental tem poder para proporcionar ao seu dono tudo que ele desejar.

      Eliminar
  4. ADOREI O BLOG, PARABÉNS!

    EDI OLIVEIRA -RJ

    ResponderEliminar
  5. Eu, Raphaella Martins Diniz,venho invocar Lúcifer, o Príncipe do Inferno para que realize meu desejo de nunca mais sentir fome. Lúcifer, com todo o seu PODER, o mesmo que o faz controlar todos os seres humanos. Lúcifer, Rei todo poderoso, eu invoco o seu PODER, sua GLÓRIA e sua SABEDORIA, Lúcifer, a ti entrego minha alma e em troca desejo ser FORTE, PODEROSA e DESEJADA por homens e mulheres, possuir tudo que há de melhor nesta vida, DINHEIRO, FAMA e SUCESSO. Caso meu pedido não seja realizado, nosso contrato estará encerrado. Prometo nunca mais pronunciar o nome do filho do HOMEM e somente louvar o seu nome Lúcifer. PODER, GLÓRIA e VIDA. Assim será feito.
    Que assim seja e que assim se faça.

    Obs.: Publicar essa oração em nome de Satã, assim terá tudo aquilo que desejar. Mas, atenção, essa oração poderosa é à Satã, Príncipe das Trevas que deve ser louvado.

    ResponderEliminar
  6. Rapfhaella seu post não me surpreende , mas lamento que tente conseguir o que quer por esse meio não é por invocar Lúcifer, Diabo ou o que seja que o vai conseguir ,pois se pretende obter essas coisas terá de as conquistar e merecer .Não pretendo insultar nem ofender de modo nenhum pois na minha crença a wicca não existe diabo ou Lúcifer mas respeito se na sua crença exista ,mas por ser "bruxinha" não adoro o diabo não existe sacrifícios e muito menos pactos com seres de baixo astral. Este blog não é o mais adequado para fazer ouvir sua "prece" pois wicca é praticada para o bem .Espero que quando escreveu este comentário estivesse realmente com muita raiva para o ter feito,mas desejo do fundo do meu coração que seus olhos se abram e vejam soluções bem mais positivas e que ultrapasse seus conflitos .Blessed be .

    ResponderEliminar