Bem vindo sejas!

Não tenham má intenção,
E muito menos leviendade,

Pois nestes textos não verá,
O inquestionável poder da verdade.

O que me desejares o triplo te desejo,
Esta é minha vontade,pois assim será,
Espalhar o amor da Deusa ensejo,
E tudo assim acontecerá.


Abençoados sejam
Que os seres de luz vos acompanhem

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O que é , e como fazer cataplasmas de barro



A terra é um agente curativo extraordinário, pois seu efeito é regenerador,refrescante, descongestionante, cicatrizante,absorvente, desinflamante e purificador.

Inúmeras doenças são curadas mediante as cataplasmas de barro, mas aqui somente mencionaremos algumas: inflamações dos rins, do fígado e do estômago, febres internas, catarros intestinais, etc. As cataplasmas de barro,misturadas com pedaços ralados de alho e cebola, são muito eficazes em casos de úlceras,furúnculos, feridas de qualquer espécie,mordeduras de cachorros e outros animais,picadas venenosas de aranhas e cobras, etc.

A terra para as cataplasmas de barro deve ser extraída de uns 30 a 80 centímetros de profundidade, a fim de conseguir terra limpa que não esteja em contato com as sujeiras e o lixo da superfície. A terra pode ser dequalquer cor, pois o importante é que seja limpa. Passa-se numa peneira, para que a terra fique livre de pedrinhas; depois se coloca em um recipiente, acrescenta-se água e amassa-se com uma colher de madeira ou uma tábua pequena,até obter uma pasta nem muito mole nem demasiado dura. Esta pasta se estende num pano apropriado e aplica-se sobre a parte afetada; em seguida, coloca-se outro pano, que pode ser de flanela ou de lã, e enfaixa-se a parte do corpo que se está tratando.

As cataplasmas de barro devem ser colocadas diretamente sobre a pele, onde está localizada a enfermidade. A espessura da pasta de barro deve ser mais ou menos de 1 ½centímetros para os adultos, e para as crianças em forma proporcional, segundo a idade. As cataplasmas devem ser suficientemente grandes para cobrir todo o ventre e os lados do tronco; renovam-se cada 2 ou 3 horas, conforme a necessidade.

Ao retirar a cataplasma, o paciente deve verificar se o barro está seco. Se este for o caso, indica que existe grande calor interno e então é necessário colocar outra cataplasma, e assim sucessivamente até eliminar a febre.

Quando a febre interna desaparece, o barro quase não fica seco, e isto é uma manifestação positiva de que se alcançou o êxito desejado.

Finalmente, limpa-se com uma toalha molhada a parte onde foi aplicada a cataplasma.

-Cataplasma e uma aplicação feita de forma externa. A cataplasma é uma espécie de massa de consistência parecida com a de uma “papa”ligeiramente espessa. Podem ser feitas com farinhas, de argila, de polpas ou pó vegetal e com ervas frescas que, depois de bastante amassadas, ficam um tanto quanto macias.

Aplica-se sobre o local a se tratado através de um tecido fino de algodão, a cataplasma pode ser utilizada quente ou fria, dependendo do local a ser aplicada, uma ou até três vezes ao dia, cada aplicação deve durar de 30 a 60minutos.

2 comentários:

  1. Boa tarde. Esse cataplasma (argila) pode ser reaproveitada em aplicações futuras?

    ResponderEliminar
  2. Olá o cataplasma (argila) não é reutilizado pois tendo a mistura de outros ingredientes fará um tratamento especifico para cada problema a tratar, depois de a utilizar devolva-a a Mãe Terra.

    ResponderEliminar