Bem vindo sejas!

Não tenham má intenção,
E muito menos leviendade,

Pois nestes textos não verá,
O inquestionável poder da verdade.

O que me desejares o triplo te desejo,
Esta é minha vontade,pois assim será,
Espalhar o amor da Deusa ensejo,
E tudo assim acontecerá.


Abençoados sejam
Que os seres de luz vos acompanhem

sábado, 12 de outubro de 2013

Manipulação das Plantas - Recolha, Secagem e Armazenamento



Recolha e Ponto de coleta
Pela manhã, logo que secar o orvalho das plantas. É sempre melhor colher as plantas medicinais em dias amenos, sem chuva, no período de estio, em horário de sol fraco e suave.
  • As raízes podem permanecer por algum tempo ao sol e colhidos quando a planta estiver adulta.
  • As folhas, rebentos e talinhos devem ser escolhidos antes das floração.
  • As flores devem ser colhidas no início da floração. Flores como camomila e rosa-branca, devem ser colhidas antes da maturação completa. Espere que o botão se abra pela metade e então colha.
  • Coletar frutos e sementes quando atingirem a maturação total.
  • Casca e entrecasca devem ser colhidos quando a planta estiver florida.
  • Evite apanhar  plantas com manchas, terra, poeira, órgãos deformados, etc.
  • Nunca use água para lavar folhas e raízes que você pretende conservar.

Pós-colheita
Normalmente, após a colheita das plantas, pode-se fazer o uso direto do material fresco, para banhos, produzir águas aromáticas ou a secagem, permitindo a conservação e possibilitar a utilização das plantas a qualquer tempo e não somente quando atingirem o ponto de colheita.

Cuidados que antecedem a secagem
Antes da secagem:
  • Não se deve lavar as plantas antes da secagem, exceto no caso de raízes e rizomas que devem ser lavados. Caso a parte aérea das plantas esteja muito suja, usa-se água limpa para uma lavagem e efetua-se uma agitação branda dos ramos logo em seguida para eliminar a maior parte da água sobre a superfície da planta. Deve-se separar as plantas de espécies diferentes.
  • As plantas colhidas e transportadas ao local de secagem não devem receber raios solares.
  • As plantas colhidas inteiras devem ter cada parte (folhas, flores, sementes, frutos e raízes) colocadas para secar em separado e conservadas depois em recipientes separados.
  • Quando as raízes são volumosas, pode-se cortá-las em pedaços ou fatias para facilitar a secagem.
  • Para secar as folhas, a melhor maneira é conservá-las com seus talos. Folhas grandes devem ser secas separadas do caule. Nas folhas com nervura principal muito espessa, como alcachofra (Cynara scolymus), estas são removidas para facilitar a secagem.
Secagem
Espalhe a planta ou suas partes sobre um pano ou plástico:
  • Seque o material à sombra, evitando secagens ao sol e ao fogo, porque alteram a qualidade da planta;
  • Raizes, caules e cascas podem ser secos ao sol;
  • As flores precisam secar sem receber luz solar direta; rebentos, folhas e plantas inteiras são secos à sombra, em lugares arejados;
  • Quando se tornarem quebradiças, as plantas estarão prontas para uso, devendo serem guardadas em vidros fechados, longe da luz, pó e humidade.

Métodos de secagem
A secagem pode ser conduzida em condições ambientes ou artificialmente com uso de estufas, secadoras, etc

Secagem natural
A secagem natural é um processo lento, que deve ser conduzido à sombra, em local ventilado, protegido de poeira e do ataque de insetos e outros animais. Este processo é recomendado para regiões que tenham condições climáticas favoráveis, relacionadas principalmente a alta ventilação e temperatura, com baixa humidade relativa.
Coloca-se sobre um tecido limpo de preferência algodão, e cobrindo com outro tecido para ajudar na secagem e manté-la limpa.Deve-se espalhar o material a ser seco em camadas finas, permitindo assim a circulação de ar entre as partes vegetais, o que favorece a secagem mais uniforme. Em geral, a espessura da camada de plantas na secagem é de 3 cm para folhas e 15 a 20 cm para flores e unidades floridas. Outra maneira prática é dependurar as plantas em feixes pequenos amarrados com barbante. Os feixes devem ficar afastados entre si. Este método não é adequado para plantas cujas folhas caem durante a secagem, como o manjericão.
As plantas secas nestas condições vão ter um teor de humidade em equilíbrio com a humidade relativa do ambiente. Se esta for baixa, tanto menor vai ser o teor de humidade ao final da secagem, o que melhora a conservação do material seco.

Secagem artificial
O uso de forno de micro ondas também é uma alternativa para secagem das plantas. As folhas mais tenras e suculentas levam cerca de 3 minutos na secagem, e as ervas com folhas pequenas, mais secas, apenas 1 minuto. Por esse método preserva-se a cor e aroma das folhas.
A secagem do forno acelera extremamente o processo de secagem. Pré-aqueça o forno a 50ºC. Coloque as ervas no papel castanho na grelha do forno e pique algumas réguas no papel para aumentar o movimento de ar. A porta do forno deve ser deixada ligeiramente aberta para permitir que a humidade escape. Deixe as ervas para uma hora, antes de girar e de sair para uma outra hora. Antes que forem tomados fora do forno, devem estar torrada e seca com cor razoável.
Armazenamento
O armazenamento deve ser feito preferencialmente em ambiente arejado e seco, sem acesso de poeira ou animais.
Para o armazenamento das ervas é indicado que sejam colocados em recipientes de vidros com tampas de metal, e guardados em lugares sem humidade e sem incidência de luz, isso pode garantir uma maior durabilidade dessas ervas, ou sacos de polietileno ou polipropileno, que também parecem permitir boa conservação. O uso de sacos de juta tem sido utilizado em curto prazo. Os potes devem ser esterilizados, de modo caseiro isso pode ser feito, fervendo os vidros ou colocando água quente dentro deles, não se recomenda ferver as tampas plásticas, isso pode danificá-las.
O Mágico Jardim Airmied

(Texto retirado da net)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Calendário Lunar 2013


LEI DO CARMA OU CAUSA E EFEITO.

Lei do carma ou causa e efeito.

Toda ação gera uma força energética que retorna a nós da mesma forma.
O que semeamos é o que colhemos... É bem conhecido o ditado “você colhe aquilo que semeia”.
Portanto, não há nada de misterioso na lei do carma.
Obviamente, se desejamos felicidade, precisamos aprender a semear felicidade.
Carma implica, então, escolha e ação conscientes... Quer você goste ou não, tudo o que está acontecendo neste momento é resultado de escolhas feitas no passado.
Infelizmente, muitos fazem escolhas inconscientes e por isso, acham que não são escolhas. Mas são.
Se eu o insulto, é provável que você escolha se ofender. Se eu lhe dirijo um cumprimento, é provável que você escolha se sentir grato e envaidecido... Pense bem: é sempre uma escolha.
Toda pessoa constitui, mesmo sendo um escolhedor infinito, um feixe de reflexos condicionados.
Eles são disparados, constantemente por circunstâncias e por pessoas, resultando em comportamentos previsíveis.
Essas reações também são escolhas que fazemos a todo momento.
Simplesmente estamos escolhendo inconscientemente.
Se você parar um pouco e começar a observar suas escolhas no momento em que elas ocorrem, mudará esse aspecto de inconsciência. O simples ato de observá-las transfere todo processo do terreno do inconsciente para o do consciente... Escolher e observar conscientemente é muito enriquecedor.
Quando fizer uma escolha, faça uma pergunta a si mesmo: “Quais serão as consequências da escolha que estou fazendo?”
“Essa escolha trará felicidade a mim e aos outros ao meu redor?”
A resposta a primeira questão você sentirá em seu coração e saberá imediatamente quais serão as consequências. Quanto a segunda questão, se a resposta for sim, então persista nessa escolha.
Há um mecanismo muito interessante no universo para ajudar a fazer escolhas corretas. Esse mecanismo relaciona-se com as sensações físicas.
Nosso corpo conhece dois tipos de sensações: uma é a do conforto e a outra é a do desconforto... Imediatamente, antes de fazer uma escolha consciente, observe seu corpo enquanto faz a pergunta “se eu escolher isso, o que acontecerá?”
Se seu corpo enviar uma mensagem de conforto, é a escolha certa.
Para alguns, a mensagem de conforto e desconforto se dá na região do plexo solar (estômago). Para a maioria, no entanto, manifesta-se na área do coração.
Espere pela resposta, uma resposta física, na forma de sensação, mesmo que seja muito leve... Somente o coração conhece a resposta certa.
Muita gente acha que o coração é piegas e sentimental. Não é?
O coração é intuitivo. É holístico. É contextual. É relacional. Não se orienta por perdas e ganhos.
Ele esta conectado ao computador cósmico que leva tudo em conta.
Às vezes, pode ate parecer irracional, mas o coração tem uma capacidade mais apurada e muito mais precisa de processar dados do que qualquer outra coisa que exista nos limites do pensamento racional. 

- Deepak Chopra -


texto retirado da net