Bem vindo sejas!

Não tenham má intenção,
E muito menos leviendade,

Pois nestes textos não verá,
O inquestionável poder da verdade.

O que me desejares o triplo te desejo,
Esta é minha vontade,pois assim será,
Espalhar o amor da Deusa ensejo,
E tudo assim acontecerá.


Abençoados sejam
Que os seres de luz vos acompanhem

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pentagrama

O mais antigos e poderosos símbolos da magia





O pentagrama esotérico sempre foi alvo de interesse e curiosidade, dado ser este um dos mais antigos simbolos de magia, inicialmente entregue pelo Abade Trithemo, mestre que teve como discípulos Paracelso, Cornélio Agrippa e Doutor Fausto de Praga, este último mencionado na obra de Goeth "Fausto".



O Pentagrama ou Estrela Flamígera, é um símbolo esotérico de força e proteção. Ele é utilizado pelos Gnósticos como um instrumento de defesa contra as forças ocultas da natureza e das energias negativas.

O pentagrama esotérico sempre foi alvo de interesse e curiosidade, dado ser este um dos mais antigos simbolos de magia, inicialmente entregue pelo Abade Trithemo, mestre que teve como discípulos Paracelso, Cornélio Agrippa e Doutor Fausto de Praga, este último mencionado na obra de Goeth "Fausto".


As Histórias cabalísticas nos comentam que este símbolo tem grandes poderes de proteção que se encontra hoje em pingentes e patuás, controlando a influencia negativas e atraindo as positivas.


Algumas considerações acerca dos símbolos:

PENTA ALFA – esta é uma das maneiras como o símbolo do pentagrama é conhecido,

 Penta – palavra Grega que significa – cinco

 Alfa ou Alpha – primeira letra do alfabeto grego

Gramma – palavra em grego para designar – grafia, escrita



 -Como dito antes, o Pentagrama é um símbolo de Alta Magia e um grande poder, pois, quase sempre, se pode utilizar de duas formas distintas, dependendo da representação gráfica .
– Seu significado variará, sendo utilizada para a luz ou para as trevas e atraindo para si a luz ou as trevas!

-O pentagrama representa o próprio corpo,os 4 membros e a cabeça.È a representação primordial dos 5 sentidos tanto interiores como exteriores.Além disso é associado aos 5 estágios da vida do homem:

Infancia-momento onde o individuo cria suas próprias bases.

Maturidade-fase da comunhão com os outras pessoas.

Velhice-fase de reflexão, momento de maior sabedoria.

Morte-tempo do termino para um novo inicio.



SIGNIFICADO DAS CINCO PONTAS



Ponta1-Espirito-É a ponta superior,e representa os criadores a Deusa e o Deus pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos o Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.
Ponta 2- Àgua-Representa as forças aquáticas e ao poder das ondinas está ligada as emoções ao entardecer ao inconsciente,corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade.
Ponta 3-Fogo-Representa a energia,a vontade e o poder das salamandras corresponde as mudanças as transformações e á força da ativaçao da agilidade.
Ponta 4-terra- representaas forças telúrgicas e os poderes do elemento terra,os gnomos.È a ponta que simboliza os mistérios,o lado invisivel da vida,a força da fertilização e do crescimento.


Ponta-5-Ar-Representa as forças aéreas e os poderes dos silfos,corresponde á inteligência ao poder do saber a força da comunicação e da criatividade.


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Mantra

KLIM, KRISHNAYA, GOVINDAYA, GOPIJANA, VALLABHAYA SWAHA

tem o poder de criar uma estrela flamígera em astral que vibra em todas as dimensões, iluminada e repele todo tipo de força astral e das trevas. Este mantra cria de forma correta o pentagrama, com a face para cima.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Tetragrammaton


Símbolo e Amuleto
-Se considerarmos que as letras de um alfabeto nada mais são que sinais gráficos, o Tetragrama, em sua representação gráfica, conhecido como Tetragrammaton, é uma complexa combinação de letras do alfabeto hebraico, grego e latino, associados a diversos símbolos conhecidos no ocultismo. Nele encontra-se o pentagrama entrelaçado, símbolos zodiacais, algarismos e formas geométricas, entre outras representações.

No ocultismo, incluindo suas diversas ramificações, o Tetragrammaton desempenha uma função muito importante, sendo usado em rituais e invocações e na forma de talismãs. Os ocultistas interpretam o Tetragrammaton e outros símbolos cabalísticos nele contidos, como poderosos signos mágicos, capazes de potencializarem rituais abrindo as portas da consciência humana.

Acompanhe a descrição de alguns elementos do Tetragrammaton:






Pentagrama

O pentagrama assume diversos significados de acordo com o contexto em que é encontrado. Neste caso, é a base do Tetragrammaton. Assim, podemos interpretá-lo como símbolo do "Homem Realizado". Isto é, uma representação da entidade humana evoluída em todos os estágios espirituais.

Os olhos do Pai – Júpiter
(na ponta de cima)


No ângulo superior do Pentagrama, encontramos "Os olhos do Pai" e a representação do planeta Júpiter. Uma alusão aos olhos do Criador, o espírito, o poder que coordena tudo e todos.

Marte

Nos "braços" do Tetragrammaton encontra-se o símbolo astrológico e zodiacal do planeta Marte, representando a Força, ou a Energia pura da criação.

Saturno

Nos ângulos inferiores está a representação astrológica e zodiacal do planeta Saturno. É um dos principais símbolos usados na Magia, representando os mestres que anularam o próprio ego e as falhas inerentes ao ser humano, atingindo assim, a perfeição.

Sol e Lua

Posicionados nas linhas verticais do Pentagrama, próximos ao centro da figura, o Sol e a Lua fazem referência aos pólos femininos e masculinos da criação, contidos em todos os organismos, incluindo o Microcosmos e o Macrocosmos.

Mercúrio e Vênus

Estes símbolos são amplamente encontrados na literatura alquímica e são representações astrológicas e zodiacais destes planetas. Localizados sobrepostos no centro da figura, referem-se à união dos pólos de onde surgirá o Caduceu de Mercúrio.

Caduceu de Mercúrio

O Caduceu de Mercúrio é o símbolo alquímico da transmutação. Associado aos símbolos superiores de Mercúrio e Vênus, refere-se à criatura, ou seja, o resultado da união entre os pólos feminino e masculino, entre as forças lunares e solares, e o ponto de equilíbrio entre eles. Por estar localizado no centro da figura, também pode ser interpretado como a "coluna vertebral", ou, Kundalini, responsável pela união da energia sexual entre as polaridades.

Jehova

Esta inscrição hebraica é um tetragrama pronunciado Jehova (lê-se da direita para a esquerda), sendo mais uma das várias alusões ao "Nome de Deus".

Alfa e Omega

Alfa e Omega são, respectivamente, a primeira e última letra do alfabeto grego. Esta é uma referência ao princípio e fim de todas as coisas. Alfa está abaixo dos "Olhos do Pai". Omega encontra-se invertido, na base do Caduceu de Mercúrio. Isto pode significar o caldeirão utilizado pelos alquimistas, ou ainda, o caldeirão (útero) da Deusa, para alguns ocultistas.

Binário
(1,2)

Localizados fora do pentagrama, os números 1 e 2 são referências à bipolaridade; isto é, uma representação de que todas as coisas possuem dois lados. Seguindo este conceito, podemos também compreendê-los como outra manifestação dos pólos masculino e feminino, início e fim, bem e mal, entre outros.

Logos
(1,2,3)

Logos é uma palavra grega que significa razão, mas também é interpretada como "fonte de idéias" e "verbo divino". Associado ao Tetragrammaton, os números 1, 2 e 3 representam respectiva-mente o Pai, a Mãe e o Filho. Também pode ser interpretado como a Tríade do Cristianismo (Pai, Filho e Espírito Santo) ou como o triângulo, amplamente encontrado nas tradições esotéricas.


Cálice
(localizado por baixo de TRA)
O cálice significa o pólo feminino da criação. Na alquimia é utilizado para representar o elemento Água.

Espada Flamejante
(localizado a cima de MA)
A "espada de fogo", dentro do contexto alquímico, representa o próprio elemento fogo. Porém, associado ao Tetragrammaton, assume o papel do pólo masculino e do pênis, símbolo de fertilidade entre as antigas tradições.

Báculo
(localizado por cima de GRAM)
Báculo é o bastão comumente usado por Magos. Está dividido em sete escalas representando os estágios de evolução. Na alquimia está relacionado ao elemento Terra.

Hexágono do Mago
(é a estrela de 6 pontas localizada junto a TON)
O hexágono do Mago representa o domínio do espírito sobre a matéria. Na alquimia está relacionado ao elemento Ar.



Não é possível definir apenas uma relação entre os vários símbolos que compõem o Tetragrammaton e tampouco uma finalidade específica desse conjunto. Seus sinais transitam entre correntes tão distantes que a interpretação, em certos casos, chega a ser paradoxal.

Se observarmos estas combinações simbólicas através do ângulo alquímico, teremos um determinado resultado. Porém, se analisado através dos conceitos astrológicos, por exemplo, a conclusão poderá ser totalmente distinta. Assim, a atenção e perspicácia do observador tornam-se fundamentais para decifrar o Tetragrammaton, um dos espiritualidade humana.


Sem comentários:

Enviar um comentário