Bem vindo sejas!

Não tenham má intenção,
E muito menos leviendade,

Pois nestes textos não verá,
O inquestionável poder da verdade.

O que me desejares o triplo te desejo,
Esta é minha vontade,pois assim será,
Espalhar o amor da Deusa ensejo,
E tudo assim acontecerá.


Abençoados sejam
Que os seres de luz vos acompanhem

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dúvidas Relativamente à Wicca - Esclarecimentos

• A Wicca é secreta? Ou seja não posso falar dela a ninguém?

A resposta é simples: Não. A Wicca não é secreta, obviamente, pois se fosse não existiam milhares de livros acerca do assunto. O deixar a Wicca secreta parte de cada praticante ou coven. Há diversos covens, que são secretos e não permitem a participação de pessoas de fora, etc. Tal como há praticantes que não contam a ninguém a sua prática, tornando a secreta. Mas isto é um assunto que parte da opinião pessoal. Muitos praticantes, porém, aconselham a não contar a toda a gente, ou seja, não sair para rua com um pentagrama no pescoço do tamanho de uma mão e uma t-shirt a dizer "Sou Bruxo", pois nem todos concordam com o nosso modo de vida.Podem usar um pendente com um símbolo wiccano,mas sem exageros,é também um modo para outros wiccanos se reconhecerem. A religião é um assunto delicado principalmente no Mundo de hoje. E a Wicca, apesar de já ser minimamente conhecida, ainda é mal julgada e isto pode prejudicar a nossa futura relação com pessoas ou coisas do género. E também, nós não iríamos gostar que nos fizessem o mesmo, ou seja, não gostariam de estar no lugar da outra pessoa que leva connosco a glorificar-nos da nossa religião, certo?




• Existem Escolas/Academias/etc de Wicca?

Muito sinceramente.... Não.

Existem covens e grupos de estudo, isso sim, mas não existe escola tipo Hogwarts nem nada do género. Existe muito na Internet e até em alguns países "Cursos de Wicca" mas na sua grande maioria (claro que há excepções) não servem para nada. Os que servem ensinam, na sua maioria, apenas a teoria e alguma prática, e Wicca não é só isso. É sentimento e amor pela Deusa, Deus e Natureza. A Wicca não é só teoria e prática, requer sentimento, dedicação e, como diz a Rede Wiccana, Amor Perfeito e Confiança Perfeita. Não é algo que vamos para uma academia durante 3 anos e saímos profissionais de lá. E quem disser o contrário, sinceramente, é melhor estudar mais um pouco o assunto...pois cada pessoa terá um tempo difrente de evolução e compreenção da informação que está a receber não é só teoria é necessária a prática.



• A Wicca é mesmo a religião dos Antigos?

Não, a Wicca é inspirada e uma tentativa de reconstrução da religião dos Antigos, mas obviamente não pode ser 100% igual pois não há registos suficientes das práticas antigas a esse ponto. A Wicca, como a conhecemos hoje, teve inicio nos anos 50, com Gerald Gardner (este revelou-a ao Mundo, após a ultima lei contra a Bruxaria ser abolida). Ou seja, a religião, como a conhecemos, tem menos de um século.

Ao contrário do que muitos pensam, a Wicca é uma religião nova, ela é, porém, uma tentativa de reconstrução das religiões Antigas, mas devido as oposições ao Paganismo, não há informações escritas suficientes para ter uma prática 100% igual a dos tempos Antigos, daí o Paganismo actual se denominar de Neo-Paganismo.



• O Vosso Deus é o Diabo? É que ele tem chifres...

Não, e aconselho que , nunca diga isso em frente de um pagão pois ele é capaz de ficar ofendido... O Diabo é uma invenção Cristã, criada para aterrorizar os seus crentes e tentar obter mais seguidores da religião, nós não acreditamos nem um pouco na sua existência. A Igreja transformou o sentido, real, de chifres. Na Antiguidade os Chifres (como é possível observar em diversas gravuras/imagens de divindades pagãs) simbolizavam Virilidade e Força Masculina, logo, ao colocá-los numa divindade era uma forma de elogio e de demonstrar a força que este possuía. E é esse o sentido dado, no Neo-Paganismo/Paganismo, aos Chifres.

Não tem qualquer relação com o Diabo da Igreja Católica já que não acreditamos no céu ou no inferno,
pois não necessitamos de aterrorizar ninguém,com castigos e centenças infernais.


• Se eu me iniciar sou logo Wiccano, sem mais nem menos?

Era bom era, mas as coisas não são tão simples. Apesar da iniciação ser requerida nas tradições mais Antigas da Wicca (como por exemplo na Gardneriana e Alexandrina), não é só isso que basta para ser Wiccano. Wiccano, como já referi, não só teoria e prática, é também sentimento, dedicação, sabedoria, respeito pela Natureza, etc.. Basicamente, além de ser uma religião é também um modo de vida. Logo não será um ritual que tornará uma pessoa Wiccano(a), será necessário fazer muitas mais coisas, até ser considerado Wiccano pela comunidade. Como me disseram uma vez, podes-te iniciar as vezes que quiseres, porém só serás verdadeiramente Wiccano/a quando sentires o que é realmente ser Wiccano. Ou seja, não é um ritual que diz quem é Wiccano ou não, é sim as acções, sentimentos, etc.

O Ritual de Iniciação é uma forma de formalmente se apresentar como Wiccano ao Deus e a Deusa, demonstrar que a partir desse momento irá ser Wiccano perante a Deusa, o Deus e o seu Coven.




A Bruxaria é só Wicca?

A Wicca é uma parte da Bruxaria, não é a Bruxaria em si. A Bruxaria possuí diversas vertentes, a Wicca é apenas uma delas.

A Wicca está para a Bruxaria como o Catolicismo está para o Cristianismo. É apenas um ramo da árvore.




• Os Wiccanos fazem Maldições, Amarrações, etc (coisas que prejudiquem os outros ou que mexam no livre-arbítrio/liberdade de alguém)?

As amarrações/maldições/etc são coisas feitas para alterar a liberdade de alguém ou para causar mal a alguém.

Os Wiccanos regem-se por duas regras/leis, presentes na Rede Wiccana: "Faz o que quiseres, sem prejudicar ninguém" e "Tudo o que fazes volta para ti, multiplicado por três".

Logo fazer maldições, amarrações, vão contra estas regras e terão consequências (karma) negativas.

Porém... nada impede, pois o Homem é livre, de um Wiccano fazer. Vai contra as regras da religião, logo este estaria a quebrar aquilo que segue e crê, mas como tudo no Mundo, o Homem é livre de fazer o que quiser. Mas, aqui entra a Filosofia, poderá ele ser considerado verdadeiramente Wiccano, tendo em conta que quebrou as leis essenciais e únicas da religião, apenas por desejo, vingança, etc? É aqui que nos devemos focar e pensar.

Os Wiccanos fazem feitiços, sim, (alguns, novamente é escolha pessoal se desejam realizar feitiços ou não), porém não fazem nada que possa magoar qualquer ser vivo ou que possa alterar o livre-arbítrio de alguém.


Existem, sim, pessoas que realizam tais rituais, e piores, porém não poderão ser, verdadeiramente, considerados Wiccanos, pois estarão a quebrar algo que é essencial na Wicca, e isto é "Faz o que quiseres, sem prejudicar ninguém".

8 comentários:

  1. Amei o Blog!Esclareceu minhas dúvidas(uma pate delas)Pois eu sou Wicca de água e tenho muito orgulho disso^^
    bjosbjos!

    ResponderEliminar
  2. Ola meu nome e Jonathan tenho 16 anos e gostaria de saber se todos podem se tornar bruxos ou ja se nasce bruxo ??? E se a segunda opcao for correta qual seria os "sintomas" ??? Procuro respostas pra minhas indagacoes pois nao me encontre i na religiao pela qual passei e sinto uma grande sinpatia pelo paganismo!! Desde pequeno sempre fui muito apegado a naturesa sempre gostei de parar para sentir o vento ou meditar dentro da agua e da mata me sentia em total paz e armonia nesses momentos e como se eu saisse do meu corpo me sentia leve !! Estou em busca do meu verdadeiro lugar no mundo e do meu proposito aqui !! Um abraço aguardo respostas !!!!

    ResponderEliminar
  3. Jonathan pelo que descreves na tua linda mensagem és um ser nato dotado de muita sensibilidade e já sentes a Mãe Natureza e a sua essência és um bruxo de nascença que faz parte do Universo Mágico gostaria de te ajudar mais pois tenho livros que poderias ler que te iriam ajudar muito como o livro Bruxas de nascença.(ainda não sei como pôr os livros no blog para todos terem acesso...mas la hei-de chegar hi...hi)
    Os"Sintomas"de ser ou não "bruxo"...É o querer saber mais ,sentir o que nos envolve,sentir que há algo mais para além do que os nossos olhos vêm é sentir o sol a nos aquecer o corpo e a alma,é apreciar lavar a cara no orvalho da noite, respeitar tudo e todos e essêncialmente querer praticar o bem.

    Abençoado sejas.
    Que os seres de luz te acompanhem

    ResponderEliminar
  4. ola, tenho 14 anos,

    gosto muito da natureza, agua terra tudo q tem a ver com a natureza eu tenho muito respeito e adoro. Mas eu quero saber se eu posso ficar aqui e ver seus ensinamentos, se vou ter algum avanço e se nao sou muito novo para isso

    ResponderEliminar
  5. Nunca é cedo de mais para ver com os olhos da alma se sente esse apelo para a Mãe Natureza é porque já recebeu o seu chamamento para ser seu seguidor quanto a sua idade amigo José nada tem a ver...eu própria comecei um pouco mais nova. O "avanço" ou evolução espiritual é diferente para cada um .Uns mais rápido outros mais lento pois tudo a seu devido tempo acontece.
    Abençoado sejas.
    Que os seres de luz te acompanhem.

    ResponderEliminar
  6. (complementando)
    Ah.. caso queiras ver a poesia, antecipadamente, acesse minha página no facebook. O título é: "Era Novembro".
    Rachid

    ResponderEliminar
  7. Fases da Lua

    "A Lua é o Sol da noite"

    A Lua sempre esteve ligada aos nossos sentimentos, a essa parte onírica que nos invade, sem que, sobre ela, tenhamos qualquer controle. As fases da Lua afetam toda vida existente no planeta, desde as marés dos oceanos até o crescimento das plantas.


    A Lua Nova indica começo de um novo ciclo, o nascimento da Deusa, representado por Morgana a rainha das bruxas, é o tempo de fervilhar de novas idéias; tudo fica com o contorno de perpétuo começo, e podemos sentir que as idéias surgidas nesse período crescem à medida que a Lua vai crescendo no céu. É o mágico começo da jornada rumo ao nosso centro e uma intensa vontade de criar novos projetos. É sempre bom, nesse período, anotar num caderno o turbilhão de sentimentos que nos chegam com intensidade.

    A Lua Crescente representa a face virgem da Deusa, representa Rhiannon, a Donzela. Ótima fase para levar a frente os projetos feitos na lua nova, é uma fase de crescimento, de correr atrás do que acredita e quer. É uma fase excelente para o crescimento em todos os sentidos.


    A Lua Cheia representa a face Mãe da Deusa, representa Brigit, A Grande Mãe, é uma fase de energia muito forte, excelente para trabalhar intuição, para realização de feitiços, rituais de qualquer espécie. O poder da Deusa está totalizado nessa fase, é aquela que aceita ou rejeita os projetos iniciados na Lua Nova.

    Seu papel é da escolha, pois nela se concentram todas as energias que possibilitam avaliar nossos desejos. Nesse período, sempre sonhamos com símbolos da fertilidade, é produtivo anotar os sonhos e meditar profundamente sobre eles. É um ótimo período para procurar aquele emprego tão desejado, para tentar vender seu trabalho, enfim é o tempo de selar nossas realizações.

    A Lua Minguante representa a face Anciã da Deusa, representa Cerridwen, indica o ciclo completado, representa a sabedoria, é o tempo da desintegração de algumas idéias antigas; o movimento aqui é de introspecção e recolhimento. É também o período pré-menstrual em várias mulheres.

    Nesse período estamos mais pacientes e nossos atos não são mais tão impulsivos. Não é uma fase para se fazer feitiços relacionados a começos, ou eles minguarão junto com a lua, é um período para se preparar para começar tudo de novo, porém com mais sabedoria.. É tempo de reflexão...

    ResponderEliminar