Bem vindo sejas!

Não tenham má intenção,
E muito menos leviendade,

Pois nestes textos não verá,
O inquestionável poder da verdade.

O que me desejares o triplo te desejo,
Esta é minha vontade,pois assim será,
Espalhar o amor da Deusa ensejo,
E tudo assim acontecerá.


Abençoados sejam
Que os seres de luz vos acompanhem

sexta-feira, 25 de março de 2011

Espaço Sagrado e Estrutura do Círculo

₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪

Espaço Sagrado é o termo empregue pelos Wiccanos para definir a área num Círculo Mágico que foi delimitada, purificada e consagrada para um ritual, seja uma celebração ou um trabalho de magia. Num Círculo mágico, cria-se um Solo Sagrado, mesmo que seja por pouco tempo.

O Espaço Sagrado é considerado Santo, da mesma forma que o altar cristão ou o sacrário de um templo. No entanto, em geral ele é temporário, pois Templos Wiccanos é coisa da qual eu não ouvi falar ainda em Portugal.

A Deusa está em toda a parte, não havendo por isso necessidade de edifícios especiais separados do resto do mundo, tanto que a Wicca é uma religião que está intrinsecamente ligada à natureza, logo, estando tempo favorável, o local ideal para celebrar a Deusa, é ao ar livre.

O Círculo Mágico é recriado a cada encontro. Não existe uma fórmula fixa para criar um círculo, apenas algumas directrizes relacionadas com os elementos que precisam de estar presentes para que um Círculo seja realmente um Círculo. Diferentes Tradições podem prescrever diferentes Círculos para diferentes ocasiões. Entretanto, existem no entanto 9 etapas básicas para criar, usar e desfazer um Círculo Mágico.


««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««


Traçar o Círculo

Significa delinear a área a ser purificada e consagrada e definir os limites dentro dos quais a energia será mantida.


Purificar o Círculo

É livrar o Círculo de energias e entidades extraviadas ou indesejadas


Convocar os Elementais

Ou Elementos, ou Guardiões significa convidar as entidades guardiãs, para que velem e protejam o Círculo; entidades aliadas dos participantes para que auxiliem nas actividades que serão desenvolvidas



Confirmação

O acto de declarar que o Círculo está lançado e pronto a ser usado


Invocar a Deusa

Consiste em evocar a Deusa para o Círculo, isto é convidá-La para que compareça e assista como Convidada, ou pode ser invocada para que se encarne na Sacerdotisa. Quaando isto acontece a Sacerdotisa não entrega o seu corpo à Deusa, antes o partilha com ela e actuam em conjunto. Em geral, isso só é feito dentro de um Círculo adequadamente consagrado, sob condições controladas, e apenas por um período de tempo específico. Normalmente no Espaço Sagrado é sempre usada uma vela branca para simbolizar a Deusa.


A Acção

O trabalho propriamente dito, pode variar desde a celebração de um Sabat ou Esbat até à realização de um ritual mágico completo para produzir uma mudança num indivíduo ou no mundo. Por regra, considera-se apropriado criar um Círculo somente para um propósito específico. Terminada a acção, e com a energia adequadamente direccionada, o Círculo é desfeito na ordem inversa pela qual foi lançado.


Dispensar a Deusa

Significa concluir a evocação ou invocação agradecendo a Sua presença com amor e gratidão pela visita.


Dispensar os Elementais

Despedir as entidades Guardiãs agradecendo-lhes os seus préstimos, para que voltem para os seus reinos etéreos.



Abrir o Círculo

Significa terminar a celebração

No final de uma celebração não deve ficar nenhum vestígio do Círculo no lugar onde ele foi lançado. Quando a celebração se deu ao ar livre, os Wiccanos são muito cuidadosos em limpar e recolher tudo o que trouxeram e também o que outros deixaram e que é estranho ao ambiente. desta forma manifesta-se a crença de que toda a natureza é sagrada.

Quando um Círculo está lançado, normalmente é-se cuidadoso para não ultrapassar os seus limites inadvertidamente. Um Círculo é um Espaço Sagrado e violá-lo negligentemente significa falta de respeito, além de poder perturbar as energias. O Círculo pode ser invisível a olho nu, mas para quem é sensível a essas coisas, ele é muito real.

Eis portanto as fases principais para o lançamento de um Círculo, apenas para terem uma noção geral de como esta celebração se processa.

(texto retirado da net)


═══•★•═══~~)O(~~═══•★•═══

Sem comentários:

Enviar um comentário