Também chamada de erva do fogo
USO MEDICINAL
A Artemísia é a principal erva do aparelho uro-genital feminino. Previne doenças, regulariza o ciclo menstrual, alivia as cólicas.Bom anti-parasitário, laxante e digestivo.
Também é empregada para anemia, cólicas, debilidade do estômago, gastrite, menstruação deficiente, nervosismo, nevralgia.
É uma excelente diurética, e por isso ajuda muito no funcionamento e na limpeza constante dos rins.
- Os escalda pés de artemísia evitam doenças renais.
- Os banhos de imersão com chá forte de artemísia, facilitam o parto e ajudam os muito nervosos, neuróticos e histéricos.
Para prevenção e tratamento dos problemas femininos, usa-se a artemísia, com a tanchagem e o sabugueiro.
Normaliza o ciclo menstrual, diminui as dores e estados de nervosismo feminino. Abre o apetite, facilita a digestão . Provoca a expulsão dos parasitas intestinais (especialmente os oxiúros) tomando durante três dias uma xícara antes de cada refeição e repetindo o tratamento uma semana depois. Alivia dores reumáticas mediante compressas quentes com sua decocção três vezes ao dia.
Uso: Infusão (10´). Uma colherada de chá por xícara de água, o sabor não deve ser muito forte. Beber 2 ou 3 xícaras por dia.
Contra-indicações: Lactância. Grávidas, com moderação. Não tomar durante mais de dez dias.
Ela é a erva da mulher, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher a se integrar muito mais no seu papel, com sua maternalidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam ser sempre fortes, ou que não se assumem inteiramente, pois precisam fazer numa grande parte da sua vida, papel de homens. Essas mulheres têm normalmente problemas menstruais. Também é conhecida desde a antiguidade por ajudar nos partos. Seu nome provem da deusa Artemis, que era a protetora dos partos.
A Artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente precisam de uma limpeza energética profunda, e quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas.
Num almanaque médico astrológico de épocas renascentistas apareceu escrito por um autor desconhecido os segredos da artemísia: "Infunde alento, ânimo e força, a quem a trouxer consigo junto do coração. Essa erva, bebida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho. E tem outra rara virtude, que o caminhante que a trouxer, sentirá muito menos o caminhar. Estas virtudes recebe essa erva de uma estrela que os astrólogos chamam Algol."
- Os emplastos de artemísia no plexo solar, limpam , energizam e dão coragem.
- Ramos de artemísia presos as portas da casa evitam a entrada de inveja e qualquer energia negativa.
- As vassouras feitas com artemísia protegem o ambiente e atraem espíritos benfazejos.
USO CULINÁRIO:
Licor De Artemísia
300 g de erva fresca, lavada e seca.
3 buquês de sabugueiro
Colocar essas ervas num vidro e cobri-las com pinga de boa qualidade e baixo teor alcóolico.
Deixar repousar por 21 dias
No dia marcado, coar a pinga para garrafas escuras, deixando-as pela metade e o resto completar com calda grossa de açúcar.
Deixar repousar em lugar escuro por 45 dias.
Esse licor, se tomado regularmente evita a entrada de qualquer energia negativa.
ARTEMÍSIA (Artemisia vulgaris)
As folhas, recolhida em Agosto e seca da mesma maneira como Absinto, e a raiz, cavada no outono e seco. As raízes são limpas com água fria e, em seguida, libertado de radículas. A secagem pode ser feita em primeiro lugar ao ar livre, finamente espalhado, como o contacto pode transformar o bolor raízes. Ou eles podem ser espalhados no chão limpo, ou em prateleiras, em uma sala quente por cerca de dez dias, e virou com frequência. Quando um tanto encolhido, eles devem ser terminada mais rapidamente pelo calor artificial numa sala de secagem ou de verter, perto de um fogão de gás ou fogueira, tendo o cuidado de que o ar aquecido pode escapar na parte superior do quarto. Secagem em temperatura ainda vai levar cerca de duas semanas, ou mais. Ele não está completo até que as raízes estão secas para o centro e quebradiço, tirando quando dobrado.
Raiz artemísia é geralmente de cerca de 8 centímetros de comprimento, tronco, cercado de inúmeras pequenas raízes finas e resistentes, de 2 a 4 centímetros de comprimento, e cerca de 1/12 de polegada de espessura. É castanho claro externamente; internamente esbranquiçada, com uma madeira angular e casca grossa, mostrando cinco ou seis células de resina. O sabor é adocicado e picante.
Pesquisa e texto alterado por lady ikisha.
Sem comentários:
Enviar um comentário