Bem vindo sejas!

Não tenham má intenção,
E muito menos leviendade,

Pois nestes textos não verá,
O inquestionável poder da verdade.

O que me desejares o triplo te desejo,
Esta é minha vontade,pois assim será,
Espalhar o amor da Deusa ensejo,
E tudo assim acontecerá.


Abençoados sejam
Que os seres de luz vos acompanhem

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Formas de utilizar as plantas como remédio: tisana,infusão,decocção e maceração

Tisana-É o cozimento de plantas medicinais, corresponde ao chá de ervas medicinais.Existem três métodos genéricos de preparar tisanas: a infusão,a maceração.Todos estes métodos têm em comum a utilização da água para extrair os produtos medicinais.

Infusão- Consiste  em verter água a ferver sobre a planta medicinal ,tapar o recipiente para não se perderem as essências voláteis e deixar em repouso durante 10 minutos. Técnica ideal para utilizar as partes delicadas de uma planta: folhas,flores e caules e caules tenros.

Decocção-È o cozimento: junta-se a planta e a água ao mesmo tempo num recipiente e deixa-se ferver 15 a 30 minutos.A decocção é particurarmente indicada para preparar tisanas das partes duras da planta :raizes,cascas,sementes e rizomas,os quais,pela sua dureza,necessitam de manter-se em ebulição para libertar os seus princípios activos.Este método tem o inconveniente de algumas vitaminas serem  destruídas pelo calor.

Maceração-Consiste em imergir uma planta em água fria (pôr de molho) durante 10 a 24 horas,para o líquido adquirir as propriedades da planta. Pode-se auxiliar friccionando a planta quanto mais bem triturada for , melhor será o aproveitamento dos princípios activos.
-A vantagem da maceração é que os constituintes solúveis da planta se dissolverem na água e,ao mesmo tempo,conservam-se intactas as vitaminas e sais minerais cujos princípios que passam para a água.A maceração pode ser preparada com água,álcool ou azeite.
-A maceração esta indicada nas plantas medicinais cujos principios activos sejam facilmente destruídos pelo calor ou sejam muito ricas em taninos(substâncias de sabor muito amargo que não passam facilmente para a água).
-Se queremos obter um óleo para aplicação local sobre a pele ,usamos a maceração em azeite em vez de água e obtem-se assim .o óleo de alfazema,óleo de açucena,óleo de hipericão,óleo de loureiro e óleo de arnica,óleo de calêndola,etc.Os óleos assim obtidos são excelentes para o tratamento da pele,devido às propriedades emolientes (suavisantes) do óleo.Nestes casos,a preparação fica em repouso alguns dias ou semanas e só depois estará em condições óptimas para o tratamento.

(texto retirado do livro -viva melhor)

Sem comentários:

Enviar um comentário